• Principal
  • Trabalhos
  • Atuação
  • Formação
  • Histórico
  • Perfil
  • Contato

  • Base F
  • LinkedIn
  • Perfil

    Tóquio, Kamakura - O Grande Buda - Fernando Hidemi UchiyamaMeu nome é Fernando Hidemi Uchiyama, tenho 31 anos, sou analista de sistemas, programador full stack e moro em São Paulo. Sou natural de Araçatuba-SP, cidade de 180.000 habitantes a 520 Km da capital.

    Comecei a programar ainda moleque, fazendo “bicos”. Antes de chegar no nível profissional utilizei linguagens de sintaxes variadas: Assembler, Pascal, Delphi, C++, Visual C++,  OpenGL, Asp. Devido à maior demanda do mercado, acabei me especializando com as linguagens voltadas à Internet, onde estou até hoje.

    Meu forte é desenvolvimento em Java, Angular JS 1 & 2, Node JS, PHP, MySQL, HTML, CSS e Javascript.

    Sou certificado PHP, Java e Oracle Database.

    Além da programação, acumulo experiências profissionais com configuração e manutenção de servidores Linux e Windows (Red Hat, Ubuntu e Windows 2003 Server), otimização de banco de dados MySQL, PostgreSQL e MSSQL.

    Sou bom em encontrar soluções para bugs, incrementar sistemas legados, e melhorar a performance de websites.

    Recentemente, na multinacional onde trabalhei, adquiri experiência profisssional com PL-SQL (Oracle), Levantamento de requisitos, Modelagem de sistemas, Arquitetura de Sistemas, Planejamento e Prototipação de Interfaces, Usabilidade, Testes e Homologação de sistemas. Tive a oportunidade de  ter contato com o cliente e escrever documentações funcionais, documentações técnicas e acompanhar o andamento de projetos.

    Nos últimos anos meu foco mudou e tenho trabalhado mais próximo à comunidade open source. Meu dia-a-dia agora é composto por testes unitários, servidor de integração contínua, TDD, padrões de projeto, desenvolvimento ágil, banco de dados NoSQL, Solr, Cache, Filas, desenvolvimento de sites responsivos, SOAP, cache, code review, pull requests, computação distribuída, big data e nuvem. Tenho me interessado bastante na idéia de desenvolvimento de aplicativos nativos Android e iPhone.

    No topo do Monte Fuji - Fernando Hidemi UchiyamaMorei 3 anos e 4 meses no exterior, onde em Tóquio tive a oportunidade de trabalhar com TI na IPC World, empresa de comunicações responsável pela edição do jornal International Press no Japão e emissora de TV afiliada da Rede Globo.

    Retornei do Japão em Fevereiro de 2009, com muita vontade de criar raízes nesta cidade, onde para mim tudo ainda é novidade. Espero usar a minha experiência em projetos interessantes.

    Em 2014, me tornei Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em 2016 me tornei pai de um lindo filhinho, o Luigi Kenzo.


    Luigi Kenzo Uchiyama e Fernando Hidemi Uchiyama